terça-feira, 19 de junho de 2012



A Serra é sem dúvidas um dos lugares mais marcantes de Sete Lagoas tanto para quem vive aqui quanto para aqueles que vem nos visitar. Do alto da Serra, podemos além de admirar nossa cidade, perceber quantas mudanças ocorreram em tão pouco tempo e ainda refletir sobre as mudanças que desejamos ou estão por vir. Sim, amigos, a Serra nos convida a pensar no futuro e isso temos feito pouco.


Também lá do alto, podemos observar o quanto somos carentes de áreas verdes. Esse motivo, por si só, já seria suficiente para nos encorajar a preservar as poucas que ainda existem. Mas não só este, como já foi mostrado aqui, muitos outros fatores nos encorajam a lutar para que a nossa APA seja respeitada e preservada: a vida de animais silvestres que vivem na região, a variedade de árvores, a importância no amortecimento da água das cheias de nossos córregos, a questão da recarga de água do subsolo, o fato de deixar a temperatura mais amena, entre vários outros pontos que tanto tem sido citados.

Hoje, percebemos aqui nessa sala e também lá fora um povo sedento por preservação e por participação. Um povo que veio lutar pela APA, que decidiu mostrar a cara e sair de sua zona de conforto para participar em peso nessa audiência. Infelizmente, nem todos aqueles que foram eleitos por este povo estão aqui presentes e dispostos a aprender um pouco mais sobre o assunto para, caso fosse necessário, rever as posturas que até aqui foram assumidas.

Como disse em sua palestra o professor Ramon Lamar: "todos podem aprender, mas nem todos querem aprender". Contudo, mesmo quando a política muitas vezes pautada pelos interesses meramente pessoais nos envergonha, a mobilização popular em torno de uma causa nobre nos faz perceber que devagar a população que deveria ser soberana e não coadjuvante, já dá sinais de quer acordar. E é o desejo de ver esse povo despertar para causas nobres que nos move na busca de uma cidade melhor não só na conservação ambiental, mas na cidadania, na justiça e na democracia.


Em nome do Movimento Acorda Sete Lagoas, vestidos de verde e desejando uma solução que preze pelo equilíbrio ambiental, viemos aqui reiterar nosso apoio a APA da Serra Santa Helena, um patrimônio que para nós não tem preço. Que a Serra nos convide a pensar e repensar no futuro.



Irmãos do Movimento falando em nome do Acorda.


Parte da fala (porque eu improvisei e muito) na Audiência Pública para Regulamentação da Serra de Santa Helena na Casa da Cultura em Sete Lagoas - 06/06/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário